Acupe - Cidades do Recôncavo | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Cidades do Recôncavo
O Recôncavo Baiano é composto de muitas cidades ricas em culturas e tradições; Santo Amaro da Purificação é uma dessas cidades do Recôncavo que tem em sua memória lembranças de muita cultura e histórias em seus inúmeros distritos.

O Acupe é um desses distritos, um cantinho de Santo Amaro que também tem suas historias; Alias historias que são contadas pelos seus antigos e ilustres moradores. Figuram bem conhecidas por todos e também admiradas por muitos.

Dentre muitos eu gostaria de citar alguns, mas seria injustiça minha esquecer alguém, pois são muitos que tem a historia em suas lembranças. São figuras que trazem na memória historias ricas sobre essa terra tão acolhedora e encantadora.

Nas próximas edições, trarei para vocês muitas historias verdadeiras e emocionantes contadas pelos seus filhos. Quero fazer uma viajem ao Acupe velho e poder contar como tudo começou. Suas crenças, seus Terreiros de Candomblé, sua Igreja Católica, e suas igrejas Evangélicas. O porto com suas embarcações, seu comercio e as suas Salinas.

As danças, seu “Nego fugido”, sua “Burrinha”, suas “Caretas” seus artistas, o "Samba de Roda", a "Capoeira", a "Filarmônica e sua Fanfarra". Quero poder passar para os mais novos historias que fazem o povo de Acupe se orgulharem de sua cidade.

Quero abrir espaço para um olhar mais detalhado de nossa terra. As pessoas que são filhas de Acupe (Acupenses) já trazem consigo uma maneira peculiar de ser. São gentes simples e de bom coração. Tem figuras que até parecem saídas de um livro; Como a “baiana de acarajé”, com sua irreverência ao se fantasiar para as festas da cidade! Existem também aquelas figuras de pescadores antigos que mais parece um quadro quando os vemos sentados a beira do cais.

Figuras que tenho o imenso prazer em registra com as lentes de minha máquina, além da lente de meu olhar que é apaixonado por esse lugar! São gentes e culturas que pretendo conhecer mais e divulgar a vocês que querem saber sobre o “Acupe”, ACUPE de Santo Amaro da Purificação.
Acupe... Como já se sabe quer dizer “terra quente!”

E eu ainda completo: De belezas naturais e de um povo acolhedor e alegre! Pretendo registrar tudo de bom que tem o Acupe e dividir com vocês o privilégio de conhecer e conviver nesse pequeno recanto escondido no Recôncavo Baiano.



Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


Comentários:

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.