História do Acupe | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Resumo Histórico de Acupe

Acupe é uma comunidade de origens indígenas e africanas, e é conhecida, por manifestações culturais criadas por escravos, em sua maior parte Nagô.

Segundo o senso do I.B.G.E. (2000), o Acupe possui mais de sete mil habitantes, a principal atividade desempenhada na região, é a pesca e mariscagem, da onde a maioria da população, retira seu sustento.

Criado em 30/12/1953, pela lei estadual nº 628, Acupe é um dos principais distritos do município de Santo Amaro da Purificação, fica localizado no litoral da Baía de Todos os Santos, recôncavo baiano. Fica distante 18 quilômetros da sua sede, Santo Amaro, e 90 quilômetros distante da capital baiana, Salvador.

A localidade do Acupe descende de uma área de engenho do período colonial, surgiu no centro dos três principais engenhos, Engenho Murundu, Engenho São Gonçalo e Engenho Acupe. Provavelmente a localidade herdou o nome do ultimo engenho citado, Engenho Acupe. O nome Acupe, é de origem indígena, e significa “Terra Quente”. Diante a característica do local, os índios usavam a expressão (palavra) “Acupe”, para indicar temperatura. Tem uma versão de Teodoro Sampaio, no livro “O Tupi na Geografia Nacional”, que informa que Acupe significa “Rio Quente”, em razão de que nas margens do Rio Açu, brotava águas quentes e termais.

Segundo os mais velhos, o Acupe nunca foi um quilombo (local para onde os escravos se refugiavam, quando fugião dos seus donos), e sim a área que os escravos alforriados escolheram para habitar após a liberdade.

Diante da liberdade lhes dada, os moradores da área ocupada, criaram varias manifestações artísticas e culturais herdadas de seu povo e de sua historia, que atualmente são consideradas manifestações tradicionais da região, como o Nego Fugido, as Burrinhas, o Bombacho, os Mandus, as Caretas, a Capoeira, o Maculelê, o Samba De Rapariga, o Lundu e outros.

Acupe, Bahia, Brasil
Seus biomas dominantes são manguezal e cerrado, o clima é muito quente, e tem temperatura de 19°C á 41°C.

Acupe é um dos 806 distritos, que lutam pela a emancipação política. O pedido foi feito a Assembléia Legislativa da Bahia, em 1990.


AUTOR: ANDRÉ FELIPE RIBEIRO ARGÔLO




Referência:
  • I.B.G.E. 
  • PERFIL DE DANILO EVANGELSTA (NO ALER);
  • ESPEDITO ARGÔLO; 
  • EVILACIO ARGÔLO;
  • AGNALDO DE OLIVEIRA BARRETO.


Pesquisa de campo e análise de informações feitas por Felipe Argôlo.


Obra protegida por direitos autorais.



Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.