Acupe - Sirum, o Samba dos Mortos | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Sirum, o Samba dos Mortos

O samba é um batuque originário do candomblé para a cultura brasileira. Segundo relatos, alguns boêmios saíram para farrear num sábado, quando passaram em uma determinada rua, ouviram um batuque bem animado. Era como se houvesse uma grande festa na rua seguinte. Chegando lá, não se via sinal de festa, porém o samba ficava mais animado, como se a festança fosse à rua seguinte. Um dos farristas falou: - A festa está ficando ainda mais animada, vamos à outra rua ver!

Mas a cena se repetiu durante toda a noite. O batuque continuava, mas não havia sinal de festa e os rapazes continuavam a procurar o local determinados pela animação. Não se deram conta das horas, apenas quando o galo cantou e o batuque parou. Ao amanhecer, avistaram um morador local e resolveram perguntar onde havia acontecido o samba, pois ouviram o batuque a noite inteira e nunca encontravam o local onde estava sendo realizada. O morador ficou perplexo e respondeu que os mais antigos diziam que em certo período acontecia esse fato, que era o samba dos mortos, o Sirum. Neste período, não existia energia elétrica em Acupe.

Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


2 Comentários:

O Neto do Herculano Comentou:

Parabéns pelo blog e por trazer à tona a cultura de Acupe, sempre tão desprestigiada pelos governantes.

André Felipe Ribeiro Argôlo Comentou:

Obrigado, é um grande prazer ter-lo como leitor! É exatamente isso, a cultura do Acupe não é reconhecida... Infelizmente.

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.