Acupe - Banho em Bacia de Ouro | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA


Banho em Bacia de Ouro



Esse é um dos "causos" que os mais idosos se referiam, dizendo que seus avós e pais contavam. Segundo relatos, os antigos proprietários do engenho Acupe por serem tão ricos e orgulhosos, banhavam seus filhos em bacia de ouro. Porém, de tanto abusar do poder aquisitivo e humilharem os demais, após a abolição da escravatura sua terras ficaram sem cultiva.

Seus descendentes imploravam aos ex-escravos que moravam principalmente na Rua da Liberdade, ajuda no plantio, que lhes daria de meia (dividiria a produção) do que fosse produzido. Os ex-escravos se negavam e retrucava:
 - Vai quem quer!
Frase que passou a ser o nome desta rua até os dias atuais. Como os ex-escravos negavam-se a trabalhar ou mesmo entrarem na área do antigo engenho, os proprietários humildemente, buscavam ajuda na casa dos moradores mais afortunados, que os ajudavam no que fosse possível para sobreviverem, fato que não passava despercebido aos demais, que diziam:
-Pai milionário, filho rico e neto pobre!


Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


2 Comentários:

jonilson alves Comentou:

ola eu min chamo jonilson adoderei o trabalho de vcs q vcs possa continuar esse lindo trabalho parabéns pela as belas palavra e bonitas fotos de acupe abraços.

André Felipe Ribeiro Argôlo Comentou:

Oi Jonilson, obrigado. Com fé em Deus, vamos dar continuidade a esse trabalho. Abraços!

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.