Acupe - O Homem do Mar | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

O Homem do Mar

Acupe Pesca
Águas do Rio Pavão! Águas do Mar! Sobreviventes no torrão, céu enluarado, como uma noite dos namorados! Noites de chuvas; Mato verde, molhado pelo orvalho de uma noite fria! O som da “Canção da gia”; A Coruja no toco, observando e nos deixando um ”arrepia”. O vento assobia; Luar do Acupe, sempre me trás melancolia... Depois de a noite cair, uma imensa escuridão, só traz a cantoria. Um dia de “labuta” é uma grande “alforria”!
Reúne o povo a rezar, em uma grande novena, para agradecer a fartura da pescaria, abençoada pelo mar. Todos a cantar, como uma “sinfonia”, um canto, ao Santo Junino; Homenageando o Santo Padroeiro: “São Pedro dos Guerreiros!”. Novena nas ruas, em cada humilde casa de pescador, nove formas de orar para o Santo abençoar. O que lhes quer bem, senão a quem, para novamente ao mar, voltar. Para o Santo Padroeiro, sempre dizer Amém!

Os olhos se cruzam, a caminho para novamente buscar, o alimento no mar! Meninos bonitos, meninas faceiras. Um sonho de amar. Para os filhos nascer; Povoando o lugar, lutando, para a população não morrer! A vida floresce. Em todo lugar, nas águas do mangue, a beira do mar. Na lama a brincar, em meio ao catar do sustento; Ou no barco ligeiro, ou no burrico valente, que puxa a carroça, para dono ajudar; Levando o pescado a todo lugar! O peso é muito. O sol imponente, nas costas a feira, o seu sustento!
Acupe Pesca
Traz no caçoa da terra ou do mar, todos os dias sua “lida”! O pai depois do catar e pescar, em meio ao mangue, no se despedir do mar, retorna satisfeito. Na casa pequena, humilde, a mãe a zelar! Crianças diversas, sempre em festa, brincando ao redor de uma fogueira. Tudo no fundo é um grande agradecimento ao Santo padroeiro da “LIDA DE PESCAR”: São Pedro o Homem do MAR! Assim é o Acupe! Onde eu vivo a me inspirar!



Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


Comentários:

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.