Acupe - Caretas Tradicionais de Acupe | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Caretas de Acupe 

Contam os mais velhos que um dono de engenho do Acupe, trouxe máscaras para uma festa e as distribuiu para os convidados. Os negros escravos então tiveram a ideia de fabricar suas próprias máscaras para as festas dos anos seguintes.

O primeiro ano houve apenas a aparição de um único escravo mascarado, que com sua graça e alegria surpreendente, assustou, mas agradou muito os convidados e o dono do engenho, que permitiu que seus escravos participassem dos anos seguintes. Tornando-se assim uma tradição. Essa manifestação foi denominada de Caretas.

Contam também que com o passar dos anos, participavam desta festa de caretas, escravos de outros engenhos e até escravos fugitivos, é claro que devidamente mascarados, para não serem reconhecidos.

As Caretas do Acupe podem ser vistas todos os domingos do mês de julho, os associados saem de sua sede à tarde, e se apresentam por varias ruas do Acupe, alegrando e assustando todas as pessoas presentes, um espetáculo indescritível.

As máscaras são feitas artesanalmente de papel machê, é bem colorida, alegre, exuberante e rica em detalhes, saia de folhas secas de bananeiras, saia de pano colorido (para sobre por), capote, manguá, calças, pano de cabeça colorido, botas, luvas e chocalhos.



"As Caretas do Acupe" esta organizada em uma associação entidade preocupada em preservar essa tradição.
Obra protegida por direitos autorais.




Veja Mais:


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


Comentários:

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.