Acupe - Caretas Tradicionais de Acupe | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Caretas de Acupe 

Contam os mais velhos que um dono de engenho do Acupe, trouxe máscaras para uma festa e as distribuiu para os convidados. Os negros escravos então tiveram a ideia de fabricar suas próprias máscaras para as festas dos anos seguintes.

O primeiro ano houve apenas a aparição de um único escravo mascarado, que com sua graça e alegria surpreendente, assustou, mas agradou muito os convidados e o dono do engenho, que permitiu que seus escravos participassem dos anos seguintes. Tornando-se assim uma tradição. Essa manifestação foi denominada de Caretas.

Contam também que com o passar dos anos, participavam desta festa de caretas, escravos de outros engenhos e até escravos fugitivos, é claro que devidamente mascarados, para não serem reconhecidos.

As Caretas do Acupe podem ser vistas todos os domingos do mês de julho, os associados saem de sua sede à tarde, e se apresentam por varias ruas do Acupe, alegrando e assustando todas as pessoas presentes, um espetáculo indescritível.

As máscaras são feitas artesanalmente de papel machê, é bem colorida, alegre, exuberante e rica em detalhes, saia de folhas secas de bananeiras, saia de pano colorido (para sobre por), capote, manguá, calças, pano de cabeça colorido, botas, luvas e chocalhos.



"As Caretas do Acupe" esta organizada em uma associação entidade preocupada em preservar essa tradição.
Obra protegida por direitos autorais.




Veja Mais:


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


2 Comentários:

Rafael Limaverde Comentou:

OlÁ Deraldo,
Boa tarde. Sou pesquisador aqui de Fortaleza.
Minha linha é o monstruoso na cultura Nordestina.
Gostaria muito de conversar com vc ou com alguém sobre os Caretas de Acupe. Se for possível por favor me mande um email.
Grande abraço!

Unknown Comentou:

Boa noite

Rafael vou te passar o email de um de nossos administradores

rosannaribeiro@obomdoacupe.com

para maiores informações. Fico grato pelo contato, teremos prazer em ajudar na tua pesquisa.

Abraços.
Deraldo Argolo

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.