Caretas de Acupe

O primeiro ano houve apenas a aparição de um único escravo mascarado, que com sua graça e alegria surpreendente, assustou, mas agradou muito os convidados e o dono do engenho, que permitiu que seus escravos participassem dos anos seguintes. Tornando-se assim uma tradição. Essa manifestação foi denominada de Caretas.
Contam também que com o passar dos anos, participavam desta festa de caretas, escravos de outros engenhos e até escravos fugitivos, é claro que devidamente mascarados, para não serem reconhecidos.
As Caretas do Acupe podem ser vistas todos os domingos do mês de julho, os associados saem de sua sede à tarde, e se apresentam por varias ruas do Acupe, alegrando e assustando todas as pessoas presentes, um espetáculo indescritível.
As máscaras são feitas artesanalmente de papel machê, é bem colorida, alegre, exuberante e rica em detalhes, saia de folhas secas de bananeiras, saia de pano colorido (para sobre por), capote, manguá, calças, pano de cabeça colorido, botas, luvas e chocalhos.
"As Caretas do Acupe" esta organizada em uma associação entidade preocupada em preservar essa tradição.
Obra protegida por direitos autorais.
Veja Mais:
Gostou?
Twittar
Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email
Comentários:
Postar um comentário
Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!