Acupe - Feira do Porto | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Feira do Porto
Citando Festa Popular do Acupe, Tem uma que já virou tradição.

Porto de Acupe
Uma feira que segundo conta a historia, surgiu há muitos anos atrás, quando os mercadores chegavam ao Porto do Acupe. Pois nessa época o comercio em torno do Porto, era muito forte. Era um movimento muito grande de vendas e compras de produtos trazidos e levados pelos saveiros, para o Porto de Salvador. Eles se reuniam no Porto do Meio para comercializarem seus produtos, como: mariscos, bacalhau, farinha, azeite de dendê, camarão seco, coco seco, quiabo e outros. 

Isso geralmente acontecia na Semana Santa, quando havia uma procura maior por esses produtos para a Ceia de Sexta-Feira da Paixão de Cristo. Dando um movimento maior ao comercio local, pois atraiam muitas pessoas de Acupe e das cidades da redondeza. 

Hoje essa tradição se transformou em uma grande festa popular, atraindo um numero bem maior de turistas, pois são armados para vendas, barracas de pescados, como mariscos, peixes, camarões, azeite de dendê, e tem também barracas de comidas típicas, artesanatos e bebidas. Sendo uma verdadeira feira, com grande diversidade de produtos. Além disso, sempre tem apresentações de vários grupos musicais, que fazem um belo show nos palcos armados no Porto de Cima. 

Essa Feira hoje ganhou uma proporção jamais imaginada. Mas por ser uma festa que não tem um fundo Religioso, mas acontece na Semana Santa, houve um acordo com a igreja para que houvesse certo controle nas manifestações por se passar em uma data em que a igreja católica celebra a Paixão de Cristo. 

Mas é uma feira que tem sua tradição e que todos os anos atraem verdadeiras multidões, em busca dos produtos produzidos no Acupe e também pela diversidade e receptividade característica do povo acupenses.


Referencia: Agnaldo Barreto.


Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


Comentários:

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.