Acupe - Samba De Roda Chula | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA



Samba De Roda


História Contada e Recontada
Samba de Roda - Raízes de Acupe
O Samba de Roda no Recôncavo Baiano designa-se de uma mistura de música, dança, poesia, e história, trazida provavelmente para o Brasil no século XIX. Uma verdadeira aula de cultura e tradição, que conta a história do povo africano. Levando não só para o Brasil como para o mundo, a diversidade artística e estabelecendo um movimento de inigualável valor social passados a muitas gerações.

Conta a História que os escravos enfrentavam as perseguições policias e a rejeição social, usando suas manifestações culturais. Essas manifestações eram vistas como violação moral, algazarras e até como manifestações diabólicas. Imagens distorcidas que os racistas atribuíram ao candomblé, que na verdade era a expressão religiosa do povo africano.

O Samba teria surgido por inspiração sobre tudo de um ritmo africano, o “SEMBA”. Teria tido influencias a partir de referencias dos mais diversos ritmos tribais africanos. A diversidade cultural, mesmo dentro da raça negra do Brasil, era bastante notável, porque os senhores de escravos, escolhiam os seus indivíduos escravos, aleatoriamente, misturando vários tipos africanos pertencentes a varias tribos. Isso transformou seriamente o ambiente social dos negros, não bastasse o novo lugar ande passaria a viver. Isso influenciou decisivamente, na originalidade da formação do samba brasileiro, com a criação de formas musicais dentro de um diferente e diverso contexto musical.

Existem indícios que Samba de Roda teve início por volta de 1860, quando os escravos foram trazidos para o Brasil. Hoje é considerada uma tradição Afro-brasileira. Essa tradição, segundo pesquisas, deve-se ao fato que durante a escravidão, os escravos ao terminarem seus afazeres, à noite, se juntavam na senzala e faziam rodas para se divertirem sambando e cantando. Tudo acontecia em meio de uma roda, onde uma “sambadeira” requebrava e dava umbigadas (gesto muito comum nas rodas de samba) convidando outra pessoa para assumir seu lugar.

No samba de roda são usados alguns instrumentos de marcação, como pandeiros, violas, violão, cavaquinho, tambores e tamancas (duas tábuas pequenas que parecem tramelas). Tem dois tipos característicos do samba: A CHULA e o SAMBA CORRIDO. No Samba-Chula os  participantes, não iniciam o samba enquanto os cantores recitam a chula, que é um tipo de cântico e poesia. São estrofes relativamente curtas, podendo ter de um até oito estrofes, como um ”Repente”. As letras geralmente são baseadas em fatos ligados a atividades relacionadas à agricultura. Um tipo de “Digitório” (Mutirão organizado para cuidar do roçado de um dos agricultores que fazia parte do grupo) ou as festas de devoção aos Santos do Candomblé e do Catolicismo.

O passo de samba é o miudinho; a “sambadeira” samba num sapateado para frente e para traz, com os pés quase colados no chão e com movimentos ritmados nos quadris.  Já o outro, o Samba-Corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam na cantoria. Os passos são mais movimentados, mais dançantes. Os dois ritmos são muito contagiantes. “Tive o privilegio de assistir e participar de uma bela e rica apresentação do Samba Chula de Acupe: O Samba Raízes de Acupe, do Mestre Nelson Bispo dos Santos, Nelsinho” (Um patrimônio do Acupe), que fez uma grande apresentação na Praça Renato Leone no centro de Acupe. Fiquei encantada! O som que saia daqueles instrumentos até parecia uma “oração”; Resgatando um tempo em que a dor dos escravos não tirava a alegria daquele povo tão especial.

O ritmo dos tocadores e o “Relativo” (tipo de disputa com poesia-REPENTE) cantado pelos músicos eram um verdadeiro espetáculo que nos transportava para um tempo tão rico e de grande importância para o povo africano. Aquelas senhoras dançando no centro da roda pareciam que estavam contando uma história de cultura e tradição que faz parte do nosso Brasil.

Recordando uma rainha que será sempre lembrada: “Dona Balbina Preta”: A ”sambadeira” mais famosa do Recôncavo! O samba de roda do Acupe é um verdadeiro tesouro que tem que ser preservado e repassado para nossos jovens. No Distrito de Acupe essa riqueza Cultural é muito presente e forte, pois a origem dessa comunidade vem cercada por muitos Engenhos e Senzalas na época da escravidão. 

O samba de roda está ligado ao culto dos Orixás, dos Caboclos e da Capoeira. E que ainda hoje existe algumas manifestações na África que foram levadas pelos seus filhos heróis e libertos ao retornarem a sua Pátria, como “Nego-d ‘agua’, a “Cobra-d’água”, a “Burrinha”“. O Samba de Roda foi considerado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como PATRIMONIO IMATERIAL em 25 de novembro de 2005; Status que traz muitos benefícios para a cultura popular de Recôncavo Baiano: Berço do Samba!




Referencia: 
  • IPHAN (20/11/2007)
  • Agnaldo Barreto
  • Mestre Nelsinho.

Veja este Video:
 Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


2 Comentários:

rose Comentou:

Bela matéria!
Tudo descrito com muita precisão..
Amo samba de roda! Parabéns!!!!

rose Comentou:

Bela matéria!
Tudo descrito com muita precisão..
Amo samba de roda! Parabéns!!!!

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.