Acupe - Saravá, Saravá! | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

Saravá, Saravá!


A região em torno da capital da Bahia era povoada, antes da chegada dos portugueses, em 1501, pelos tupinambás, conhecidos como avôs de toda a descendência tupi. Com a vinda dos colonizadores, foram introduzidas tradições européias e, num segundo estágio, com a exploração das terras e construção de centenas de engenhos de cana-de-açúcar, os homens africanos trazidos para esse trabalho adicionaram os seus costumes. Do encontro destas raças, foi gerada uma riqueza sem precedentes, o que tornou a região a matriz de diversas manifestações, com mescla da língua, de tradições, costumes e fé. E também de lendas...

As lendas e os costumes, além de formar, ajudam na construção da identidade dos indivíduos, tornando-os seres críticos e detentores de conhecimento, que por certo define o elo com o futuro, preservando e valorizando a cultura dos antepassados. Hoje, porém, há necessidade de se registrar essas expressões, pois a cada dia vêm se perdendo os detentores deste conhecimento comum, chamados carinhosamente de “mestres”. Além disso, é preciso trabalhar o respeito pelas tradições, considerando que os jovens muitas vezes não querem ouvir seus genitores. Não mais se vê as pessoas em volta dos idosos buscando vivência e experiência de vida ou complemento para formação educacional e cultural.


Por isso, educadores e pesquisadores, em diferentes lugares, estão preocupados de que várias comunidades venham a perder suas fontes de conhecimento tradicional e popular, sua oralidade. As novas tecnologias, ao invés de causar apreensão, poderiam, então, ser vistas como aliadas para perpetuar, divulgar e incentivar projetos, incorporando-as no cotidiano da informação. Assim se mostra a importância dessa publicação: é um pequeno passo, mas talvez um grande salto, no sentido de sensibilizar e incentivar pesquisadores/educadores para a descoberta e multiplicação das várias vertentes do universo da cultura. Saravá... saravá... saravá... um salve à cultura popular!
Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


Comentários:

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.