Acupe - As Marisqueiras Do Acupe | O Bom Do Acupe | Santo Amaro BA

As Marisqueiras Do Acupe

As marisqueiras do Acupe são mulheres fortes, valentes, que levantam ainda de madrugada e seguem o caminho para o mar. Com baldes na cabeça, entoa em uma cantoria, com se fossem saudar o “velho mar”. Enfrentam o vento, o sol, a chuva, e o choro de suas crianças, mas mesmo assim elas seguem para o mar... Vai “labutar”. São as marisqueiras de Acupe!

Mulheres guerreiras, decididas em terra ou em mar. Pegam suas canoas com força e coragem para irem a busca de seu sustento, seu alimento, do leite, do pão... Sustentam suas famílias! “grandes mulheres danadas”! Muitas nascidas e criadas na barra das saias de suas mães, que desde pequeninas, aprendiam a arte de mariscar, respeitando o velho mar!

Uma pesca artesanal, cultivada e repassada por gerações. Mulheres batalhadoras... Muitas vezes o “a cumeeira” de suas casas e sustentam famílias inteiras com sua “nobreza de catar”... Hoje elas querem muito mais do que ser simplesmente citadas em versos e prosas; elas querem respeito e valorização. Querem se fazer ouvir ecoando, através de sua associação: “ouro do mar”!

Marisqueiras do Acupe!
Guerreiras!
Valentes!
Mulheres do mar!
Obra protegida por direitos autorais.


Gostou?




Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email


3 Comentários:

Anônimo Comentou:

Sinceramente, nao.

Anônimo Comentou:

SINCERAMENTE, SIM!!!!

Anônimo Comentou:

Muito legal

Postar um comentário

Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!

Entre em Contato:

Para anunciar, apoiar, colaborar
ou virar um parceiro.
Envie um e-mail para:
contato@obomdoacupe.com.

Nota:

Se você é escritor, fotógrafo ou qualquer tipo de artista que tenha um conteúdo referente ao Acupe, entre em contato para publicar sua obra aqui no 'O Bom Do Acupe'.